
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) tem providenciado áreas para que o IPRAM possa realizar sua atividade, desde 2010. Atualmente o órgão nos fornece o local do funcionamento e toda a água e eletricidade utilizada.

Desde a fundação do IPRAM em 2010 o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) nos doou um veículo e tem emprestado ou doado alguns bens materiais ou de consumo para atendimento dos animais. Nos últimos anos, colocou os pinguins em pauta e criou condicionantes de licenças ambientais relacionadas a esse problema, permitindo que o IPRAM fosse procurado por empresas para o atendimento a essa demanda.



A empresa Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais atende animais envolvidos em derramamentos de substâncias químicas e/ou petroquímicas de diferentes magnitudes, com equipes técnicas treinadas e utilização de protocolos de tratamento internacionais. O IPRAM e a Aiuká têm um acordo de cooperação relacionado às respostas à fauna em derramamentos de petróleo, no resgate e reabilitação de fauna marinha e suporte recíproco nas atividades de pesquisa.
A Associação Ambiental Voz da Natureza somou seus esforços aos nossos em um convênio com o IEMA em 2011, gerando benefícios aos pinguins que duram até hoje.
O médico veterinário especializado em animais silvestres Eduardo Lázaro é um grande parceiro do Ipram, realizando procedimentos cirúrgicos e delicados quando necessário.
