Pinguins de 2010



Os pinguins que encalharam no ES em 2010 tiveram uma boa recepção. Os indivíduos considerados reabilitados foram hospedados no aquário Planet Sub, em Guarapari. Os mais debilitados (pouco mais de 15 indivíduos) ficaram instalados na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), sob os cuidados de Renata Bhering e voluntários. No IEMA os pinguins ficaram em um local mais arejado, e a mortalidade dos pinguins reduziu-se notavelmente (de um óbito por dia em um ambiente fechado, passamos a dois óbitos em um mês). Essa total mudança na forma de acomodar os pinguins e reduzir a mortalidade é uma grande vitória para todos os colaboradores. O atendimento aos pinguins neste ano de 2010 só foi possível graças à união de várias pessoas de diversas instituições:

A Organização Consciência Ambiental, conhecida ONG de Vila Velha, abrigou os pinguins em sua sede administrativa, no início da temporada, em caráter emergencial, onde nossa equipe passou por grandes dificuldades nessa fase inicial. Agradecimentos a Lupercio Barbosa por abrigar os pinguins mais uma vez!

O Centro Universitário Vila Velha (UVV) internou um pinguim entregue por populares e realizou a cirurgia em um outro pinguim que engoliu um anzol. Agradecimentos aos professores João Luiz Rossi Jr, Betânia Monteiro e Marcelo Renan de Deus Santos.

Tainan, servidora do IEMA que tem sido uma mãezona para os pinguins, comprou várias vezes peixes, medicamentos, buscou e levou pinguim em carro próprio, conseguiu exames radiográficos, detergente especial para retirar o óleo do pinguim, fogareiro para aquecer a água, ajudou como voluntária nos cuidados com os pinguins mesmo nas suas férias, conseguiu com o IEMA o local para receber os animais, conseguiu com a PORTOCEL as doações citadas, transportou pinguins para cirurgia e exames e está conseguindo juntamente com o IBAMA o transporte dos animais com a TAM. Agradecemos o seu apoio e carinho com os pinguins.

Em uma segunda fase no tratamento, com mais recursos e doações, a mortalidade reduziu-se de maneira notável. O IEMA ofereceu uma casa para abrigar os pinguins provisoriamente até o seu embarque para São Paulo. Além disso, o órgão forneceu uma caminhonete para algumas operações e assumiu os gastos de energia e água. Como se não bastasse, os funcionários nos ajudaram voluntariamente a cuidar dos pinguins, construir os recintos, casinha e várias outras obras. Agradecimentos especiais a Wandir, que além de realizar a maioria das obras citadas, fez filmagens dos pinguins e dos voluntários e nos presenteou com um DVD contendo o registro. Os vigilantes do IEMA também merecem uma homenagem, pois protegeram nossos pinguins, e de madrugada enchiam a piscina e tiravam os peixes do freezer. Agradecimentos a Pablo Merlo Prata e à Rita que veio nos ajudar inclusive no feriadão, juntamente com a sua família.

A PORTOCEL fez uma doação de 50 kg de peixes no início da temporada, e posteriormente uma doação de 3 mil reais em medicamentos.

A Polícia Ambiental e o IBAMA ajudaram no transporte dos pinguins durante a temporada. Além disso o IBAMA comprou uma tonelada de peixe para a alimentação dos animais e para montar a estrutura no IEMA, comprou telas para os viveiros, piscina, equipamentos de proteção individual e medicamentos diversos., que foram essenciais para a realização deste trabalho. Agradecimentos especiais a Jacques Passamani, Vinícius Queiroz, Gustavo Athayde e Andréia.

Estudantes e profissionais voluntários revezaram-se no tratamento aos pinguins, com destaque ao biólogo Erick, que nos acompanhou nos períodos mais difíceis. Agradecimentos especiais a Walquíria, Luciana, Vanessa e Crystal. Também agradecemos aos biólogos Júnior, Angelita Demoner, Bruno Ferreira da Silva e Rodrigo Nunes Oss, por ajudarem nas coletas de sangue.

Os ativistas do GALA nos ajudaram a procurar voluntários para o manejo dos pinguins no IEMA.

O Dr. Rogério Figueiredo Coutinho da Clínica Veterinária Dalmar nos forneceu a radiografia de um dos pinguins.

O Instituto Jacarenema (INJAPA) nos emprestou e instalou no IEMA um freezer para armazenamento dos peixes, agradecimentos especiais ao Petrus Lopes! Foi um presente maravilhoso e essencial.


Não podemos nos esquecer também da importância da TAM Linhas Aéreas S/A que já há alguns anos tem transportado os pinguins com conforto e segurança sem cobrar as despesas! Este ano a TAM enviou os pinguins para o Guarujá e cedeu uma passagem aérea gratuita para a Renata acompanhar os "meninos". Somos muito gratos.




Também temos agradecimentos ao GREMAR no Guarujá/SP que recebeu nossos 33 pinguins e se responsabilizou pela soltura! Muito obrigado: Andrea Maranho, Rosane Farah e toda a equipe!

E, finalmente, a toda a equipe do IPRAM e seus familiares. Sem a união de tantas pessoas e instituições nada disso teria sido possível! Nossos agradecimentos a todos!









Vídeo dos Pinguins em tratamento no IEMA






Fotografias da Temporada dos pinguins 2010