Palestras e Minicursos


Para agendar uma palestra ou uma atividade com o IPRAM, escreva para contato@ipram-es.org.br



Leandro Egert - 23 de outubro de 2018 - Reabilitação de animais marinhos - XVI Semana da Biologia UENF. Local: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ.

Renata Hurtado - 26 de setembro de 2018 - A atuação do médico veterinário em emergências ambientais. III Ciclo de Palestras em comemoração ao Dia do Médico Veterinário. Local: Cineteatro da Universidade Vila Velha (UVV), Vila Velha/ES.

Luis Felipe Mayorga - 23 de junho de 2018 - Curso Cetáceos Odontocetos do Espírito Santo - Curso Livre organizado pela Novos Mares. Local: Espaço Silvestres, Vila Velha/ES.

Allan Poltronieri - 10 de maio de 2018 - Reabilitação de animais marinhos: causa mortis e principais achados macroscópicos em necropsias. Palestras de Reabertura do GEAS da Faculdade Multivix, Campus Castelo. Local: Castelo/ES.

Luis Felipe Mayorga - 09 de março de 2018 - Atividades do IPRAM - Apresentação para a fiscalização ambiental do IEMA. Local: Sala de Reuniões do Consema, Cariacica/ES.

Luis Felipe Mayorga - 10 de novembro de 2017 - Reabilitação e Manejo de Pinguins - XIX SACAMEV (XIX Semana Acadêmica de Medicina Veterinária). Local: Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes/RJ.

Luis Felipe Mayorga - 30 de agosto de 2017 - Reabilitação de animais contaminados com óleo. Curso de Introdução ao Manejo de Fauna: biodiversidade, legislação, contenção e manejo (IBAMA). Local: Plenário da Câmara Municipal de Anchieta, Anchieta/ES.

Luis Felipe Mayorga - 25 de agosto de 2017 - Medicina Veterinária de Animais Marinhos. XIX Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (XIX SAMEV). Local: Auditório da Biblioteca Central, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa/MG.

Renata Bhering - 24 de agosto de 2017 - O caso do elefante marinho Fred no Espírito Santo. VIII Encontro Nacional sobre Conservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (VIII Encopemaq). Local: Praiamar Hotel, praia de Ponta Negra, Natal/RN.

Luis Felipe Mayorga - 29 de julho de 2017 - Curso de Inverno: Pinguins-de-Magalhães. Local: Espaço Silvestres, Vila Velha/ES.

Luis Felipe Mayorga - 08 de junho de 2017 - Atividades do Ipram e atendimento a fauna em caso de derramamento de óleo. Apresentações de informação e conscientização aos colaboradores de uma indústria com instalação portuária em função da semana do meio ambiente. Local: Vila Velha/ES.

Luis Felipe Mayorga - 24 de maio de 2017 - Resposta a Fauna em Derramamento de Óleo - Palestra de integração de equipes de resposta a fauna em instalação portuária. Local: Vila Velha/ES.

Luis Felipe Mayorga e Leandro Egert - abril de 2017 - Visita técnica e aula prática de alunos de medicina veterinária da ESFA. Local: Manguinhos, Serra/ES e Centro de Reabilitação de Animais Marinhos - ES (IPRAM/IEMA), Cariacica/ES.

Elismara Oliveira - 30 de setembro de 2016 - Visita técnica e aula prática dos dicentes do mestrado em Ecologia da Universidade Vila Velha. Local: Centro de Reabilitação de Animais Marinhos - ES (IPRAM/IEMA), Cariacica/ES.

Luis Felipe Mayorga - 26 de setembro de 2016 - Biologia e manejo de aves marinhas. Apresentação no Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS/UVV). Local: Universidade Vila Velha (UVV), Boa Vista, Vila Velha/ES.

Luis Felipe Mayorga - 24 de setembro de 2016 - Abordagem a aves marinhas, cetáceos e pinípedes: detalhes que fazem a diferença. I SINEPAS. Local: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ.

Luis Felipe Mayorga - 21 de setembro de 2016 - O papel do médico veterinário no resgate de animais marinhos. XLIII Semana Capixaba do Médico Veterinário.  Local: SESC Guarapari, Guarapari/ES.

Luis Felipe Mayorga - 12 de setembro de 2016 - SNOX - Estruturação do atendimento a animais marinhos no ES. Semana Nacional de Oceanografia. Local: SESC Guarapari, Guarapari,/ES

Luis Felipe Mayorga - 1 de setembro de 2016 - Atuação do médico veterinário em ações ambientais. I Ciclo de Palestras em comemoração ao Dia do Médico Veterinário. Local: Cineteatro da Universidade Vila Velha (UVV), Vila Velha/ES.

Luis Felipe Mayorga - 27 de agosto de 2016 - Aspectos médico-veterinários da reabilitação de tartarugas marinhas no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos – IPRAM (Espírito Santo). V Reunião da Rede de Conservação de Tartarugas Marinhas do Nordeste (V RETAMANE). Local: Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, Agência em Areia Branca. Areia Branca/RN.

Luis Felipe Mayorga - 07 de julho de 2016 - O IPRAM e o atendimento a animais marinhos no Espírito Santo. Evento "Papo de Anta" do Instituto Marcos Daniel (IMD). Local: FUCAPE Business School, Vitória/ES.

Renata Bhering e Luis Felipe Mayorga - 28 de junho de 2016 - Protocolo de Atendimento a Pinguins Debilitados. Capacitação teórico-prática da equipe técnica do Projeto de Monitoramento de Praias Bacia de Campos / Espírito Santo da Petrobras. Local: Centro de Reabilitação de Animais Marinhos - ES (IPRAM/IEMA), Cariacica/ES.

Luis Felipe Mayorga - 17 de junho de 2016 - Atividades do IPRAM em emergências ambientais. Local: Petrobras Edifício Vitória, Vitória/ES.

Luis Felipe Mayorga - 07 de junho de 2016 - Meio Ambiente no ES: O papel do médico veterinário em emergências ambientais. Evento: Café com Ciência. Local; Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA), Santa Teresa/ES.

Luis Felipe Mayorga - 02 de junho de 2016 - Abordagem a aves marinhas, cetáceos e pinípedes: detalhes que fazem a diferença. XIII Semana de Educação Continuada em Medicina Veterinária (SECOMV). Local: Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alegre/ES.

Luis Felipe Mayorga - 17 de maio de 2016 - Reabilitação de animais contaminados com óleo. Curso de Introdução ao Manejo de Fauna: biodiversidade, legislação, contenção e manejo (IBAMA). Local: Auditório da Superintendência Estadual do IBAMA, Vitória/ES.

Renata Hurtado - 05 de maio de 2016 - O trabalho em campo do médico veterinário de animais marinhos. Palestra na X Semana Acadêmica de Medicina Veterinária e III Simpósio da Pós-Graduação em Ciência Animal. Local: Universidade Vila Velha (UVV), Vila Velha/ES.

Renata Hurtado - 30 de novembro de 2015 - Manejo e reabilitação de pinguins. Apresentação no Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS/USP). Local: FMVZ-USP, São Paulo/SP.

Luis Felipe Mayorga - 07 de outubro de 2015 - Aves Marinhas e o atendimento do IPRAM a aves oleadas. Apresentação no Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS/UVV). Local: Universidade Vila Velha (UVV), Boa Vista, Vila Velha/ES.

Luis Felipe Mayorga - 02 de setembro de 2015 - Minicurso: Reabilitação de Pinguins-de-Magalhães. IX Jornada de Biologia da Universidade Vila Velha (UVV). Local: Vila Velha/ES.

Luis Felipe Mayorga - 17 de agosto de 2015 - Reabilitação de aves contaminadas com óleo. Curso do IBAMA de Introdução ao Manejo de Fauna: biodiversidade, legislação, contenção e manejo. Local: Faculdade Pitágoras, Guarapari/ES.

Luis Felipe Mayorga - 10 de julho de 2015 - Reabilitação de pinguins-de-magalhães no IPRAM. I Congresso de Conservação Marinha (I ConMar). Organização: Projeto Cavalos do Mar e Naturaulas Cursos Ambientais. Local: Paraty/RJ.

Renata Bhering - 19 de março de 2015 - Pinguins como sentinelas do ambiente marinho. Curso Básico de Observadores de Bordo do Projeto Albatroz. Local: IFES de Piúma/ES.

Renata Bhering e Luis Felipe Mayorga - 15 de dezembro de 2014 - Reabilitação de aves contaminadas com óleo. Curso do IBAMA de Introdução ao Manejo de Fauna: biodiversidade, legislação, contenção e manejo. Local: Vila Velha/ES.

Luis Felipe Mayorga - 08 de outubro de 2014 - Atuação do IPRAM no atendimento a animais marinhos. Breve apresentação no Simpósio de Biologia da FAESA. Local: Vitória/ES.

Luis Felipe Mayorga - 11 e 12 de agosto de 2014 - Capacitação dos Guarda-Vidas da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) em procedimentos com pinípedes e primeiros socorros a cetáceos encalhados e aves marinhas debilitadas. Local; Auditório da PMVV, Vila Velha/ES.

Luis Felipe Mayorga - 05 de junho de 2014 - Reabilitação de pinguins e outras aves marinhas. Palestra no I Simpósio GEAS-UVV. Local: Auditório do CRMV-ES, Vitória/ES.

Elaine Cruz - 23 de abril de 2014 - A atuação do IPRAM no atendimento a aves marinhas. Breve apresentação no 3o Congreso Latinoamericano de Rehabilitación de Fauna Marina. Local: Fundación Mundo Marino, San Clemente del Tuyú, Argentina.

Renata Bhering, Elaine Cruz e Luis Felipe Mayorga - 14 de abril de 2014 - Visita Técnica de alunos de Ciências Biológicas da Faculdade Católica Salesiana do Espírito SantoLocal: Centro de Reabilitação de Pinguins, Cariacica/ES.

Luis Felipe Mayorga - 08 de abril de 2014 - Reabilitação de Aves Marinhas pelo IPRAM: relatos de casosApresentação no Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS/UVV). Local: Universidade Vila Velha (UVV), Boa Vista, Vila Velha/ES.

Renata Bhering, Elaine Cruz e Luis Felipe Mayorga - 04 de abril de 2014 - Visita Técnica de alunos de Medicina Veterinária da UVV. Local: Centro de Reabilitação de Pinguins, Cariacica/ES.

Renata Bhering, Elaine Cruz e Luis Felipe Mayorga - 03 de abril de 2014 - Aula Prática com alunos de Ciências Biológicas da UVV. Local: Centro de Reabilitação de Pinguins, Cariacica/ES.

Luis Felipe Mayorga - 25 de março de 2014 - Anatomia e Necropsia de Pequenos Cetáceos. Apresentação no Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS/UVV). Local: Universidade Vila Velha (UVV), Boa Vista, Vila Velha/ES.

Luis Felipe Mayorga - 04 de novembro de 2013 - Reabilitação de Aves Aquáticas. Palestra na XV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (XV SACAMEV). Local: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ.

Luis Felipe Mayorga - 08 de outubro de 2013 - Encalhe de pinguins no ES e a solução encontrada. Palestra durante visita técnica da equipe do Gerenciamento Costeiro do Pará (GERCO/PA) ao IEMA. Local: IEMA, Cariacica/ES.

Luis Felipe Mayorga - 12 de setembro de 2013 - Atividades do IPRAM / Tráfico de Animais Silvestres. Palestra na I Jornada de Meio Ambiente da UVV. Local: Anfiteatro da UVV, Vila Velha/ES. 

Renata Bhering, Elaine Cruz e Luis Felipe Mayorga - 12 de julho de 2013 - Protocolo de Atendimento a Pinguins Debilitados. Capacitação teórico-prática da equipe técnica do Projeto de Monitoramento de Praias Bacia de Campos / Espírito Santo da Petrobras. Locais: Petrobras Edifício Vitória, Vitória/ES e Centro de Reabilitação de Animais Marinhos - ES (IPRAM/IEMA), Cariacica/ES.

Luis Felipe Mayorga - 05 de junho de 2013 - Aspectos da Biologia, Ecologia, Resgate e Reabilitação de Pinguins. Palestra na XXIX Semana da Biologia da UNESP/IBILCE. Local: UNESP, São José do Rio Preto/SP.

Luis Felipe Mayorga - 03 de abril de 2013 - Aula prática: Dissecação de pinguins-de-magalhães.  Curso de Oceanografia (disciplina Nectologia). Local: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES.

Luis Felipe Mayorga - 04 de março de 2013 - Reabilitação de aves contaminadas por óleo. Curso do IBAMA de Introdução ao Manejo de Fauna: biodiversidade, legislação, contenção e manejo. Local: Viana/ES.

Renata Bhering e Luis Felipe Mayorga - 10 de dezembro de 2012 - Aula teórica e visita técnica sobre pinguins-de-magalhães reabilitados no Espírito Santo. Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Católica Salesiana do espírito Santo. Local: IEMA, Cariacica/ES.

Renata Bhering e Luis Felipe Mayorga - 01 de agosto de 2012 -  Protocolo de Atendimento a Pinguins Debilitados. Capacitação teórico-prática da equipe técnica do Projeto de Monitoramento de Praias Bacia de Campos / Espírito Santo da Petrobras. Local: Centro de Reabilitação de Animais Marinhos - ES (IPRAM/IEMA), Cariacica/ES.

Luis Felipe Mayorga - 03 de julho de 2012 - Aspectos da biologia, ecologia, resgate e reabilitação de Pinguins. XV Simpósio de Biologia Marinha. Local: Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Santos/SP.

Luis Felipe Mayorga - 04 a 06 de julho de 2012 - Minicurso: Aspectos da biologia, ecologia, resgate e reabilitação de Cetáceos. XV Simpósio de Biologia Marinha. Local: Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Santos/SP.

Luis Felipe Mayorga - 10 de maio de 2012 - Anatomia e Clínica de Pequenos Cetáceos. XI Semana de Educação Continuada em Medicina Veterinária (SECOMV). Local: Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alegre/ES.

Luis Felipe Mayorga - 20 de março de 2012 - Anatomia, Necropsia e Abordagem Clínica de Pequenos Cetáceos. Apresentação no Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS/UVV). Local: Universidade Vila Velha (UVV), Boa Vista, Vila Velha/ES.

Luis Felipe Mayorga - 06 de dezembro de 2011 - Anatomia, Necropsia e Abordagem Clínica de Pequenos Cetáceos. Apresentação no Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS/UVV). Local: Universidade Vila Velha (UVV), Boa Vista, Vila Velha/ES.


Luis Felipe Mayorga e Henrique Nogueira - 08 e 09 de novembro de 2011 - Minicurso Animais Selvagens: Aspectos da biologia, ecologia, resgate e reabilitação de Pinguins e Cetáceos. Local: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ.

Maria Cristina V. Rangel - 05 de outubro de 2011 - Estresse e Variação na Temperatura Corporal de pinguins-de-magalhães submetidos a contenção física. Local: XX Encontro e XIV Congresso ABRAVAS, Campinas/SP.

Renata Bhering e Luis Felipe Mayorga - 04 de outubro de 2011 - Biologia e encalhes de pinguins-de-magalhães no Espírito Santo e a atuação do IPRAM. Local: Pólo de Educação Ambiental do IEMA (Ciclo de palestras sobre fauna), Cariacica/ES.

Luis Felipe Mayorga - 14 e 15 de setembro de 2011 - Minicurso teórico sobre pinguins-de-magalhães. Local: Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasilia, Distrito Federal.

Luis Felipe Mayorga - 14 de junho de 2011 - Causas da mortalidade de pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus Forster 1781) no Espírito Santo. Apresentação no Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS/UVV). Local: Universidade Vila Velha (UVV), Boa Vista, Vila Velha/ES.

Laila Medeiros - 9 de junho de 2011 - Anatomia e Hábitos de vida do Pinguim de Magalhães (Spheniscus magellanicus Forster 1781). Palestra na Semana Acadêmica de Ciências Biológicas da UVV. Local: Universidade Vila Velha (UVV), Boa Vista, Vila Velha/ES.

Luis Felipe Mayorga - 17 de março de 2011 - Pesquisa, Resgate e Atendimento de Animais Marinhos. Apresentação do IPRAM para analistas ambientais de instalações portuárias do ES. Local: Ed. Petro Tower, Enseada do Suá, Vitória/ES.