Sobre o IPRAM


O Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) é uma associação civil sem fins lucrativos fundada por profissionais das ciências biológicas e medicina veterinária com visão conservacionista. Diante da crescente interferência da atividade humana no equilíbrio dos ecossistemas marinhos, nós acreditamos ser responsabilidade da sociedade a reabilitação de animais marinhos resgatados em estado de debilidade, e sua devolução ao ambiente natural.

Além do aspecto humanitário da reabilitação, o contato próximo com animais selvagens e as linhas de pesquisa desenvolvidas aumentam a compreensão sobre seus hábitos e sua importância ecológica, gerando subsídios para ações de proteção ao ambiente natural.

Nossa principal atividade é a reabilitação dos pinguins-de-Magalhães que encalham em massa anualmente e demandam uma complexa logística de atendimento. Somos especializados em responder a emergências dessa natureza, tendo recebido pinguins encalhados no Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas. Veja ao lado o Histórico dos Pinguins no Espírito Santo 

Diante da nossa contribuição para a sociedade, no ano de 2014 o Município de Vitória-ES declarou o IPRAM de Utilidade Pública (Lei 8.677 de 20/05/2014).

Atualmente o IPRAM realiza suas atividades dentro do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) do governo do Estado do Espírito Santo, que assume custos de infraestrutura (Acordo de Cooperação Técnica n.67/2013 sem repasse de recursos financeiros):


                    IPRAM
                    Avenida Mario Gurgel, sem número                    
                    Centro de Reabilitação de Animais Marinhos
                    dentro do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA)
                    Jardim América, Cariacica - ES
                    CEP 29140-130







Institucional

Missão:
Prestar ajuda humanitária a animais marinhos encalhados e possibilitar a sua reabilitação à vida livre. Fornecer dados que embasem projetos de conservação das espécies e orientar a mitigação do impacto humano sobre o ambiente natural - inclusive em emergências ambientais. Prestar apoio a instituições públicas e privadas, e efetivamente contribuir para a conservação da biodiversidade do ambiente marinho.

Visão:
Ser referência em reabilitação e pesquisa científica em animais marinhos.

Valores:
Foco no bem-estar animal,
Pessoas comprometidas com a causa, 
Trabalho com excelência, segurança, ética e transparência, de acordo com a legislação vigente,
Respeito à diversidade humana,
Profissionais realizados.




Autorizações

Manejo de Fauna
Autorização SISFAUNA IEMA 001/2014 (Processo 68077610)

Atendimento a Emergência Ambiental
Autorização IEMA 001/2014 (Processo 67277780).

Anilhamento
Renata Bhering: Anilhadora Sênior (CEMAVE/ICMBio 4953980)

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo
Registro IPRAM: CRMV-ES 03517-PJ
Responsável Técnico: Luis Felipe Mayorga CRMV-ES 1574 VP

Pesquisas com Mamíferos Marinhos
O IPRAM está autorizado pelo SISBIO (34510) para realizar resgate, atendimento veterinário, reabilitação ou necropsia de mamíferos marinhos. Está autorizado a fazer coleta/transporte de amostras biológicas ex situ e in situ e a realizar a manutenção temporária (até 24 meses) em cativeiro dos seguintes táxons: Cetacea, Otariidae, Mustelidae, Phocidae.

Pesquisas com Aves Marinhas
O IPRAM está autorizado pelo SISBIO (26896) para realizar recebimento, atendimento veterinário e reabilitação de aves marinhas. Está autorizado a fazer coleta/transporte de amostras biológicas ex situ e in situ e a realizar a manutenção temporária (até 24 meses) em cativeiro dos seguintes táxons: Procellariiformes, Ciconiiformes, Pelecaniformes, Sphenisciformes, Charadriiformes.




Atividades

- Recebimento, atendimento veterinário e reabilitação de pinguins-de-Magalhães debilitados.
- Parâmetros hematológicos e enzimáticos de pinguins-de-Magalhães.
- Análises bacterianas e Microbiológicas através de coleta de secreção traqueal, cloacal e oral de Pinguins-de-Magalhães.
- Mortalidade de pinguins-de-magalhães em vida livre ou em cativeiro.


2. O IPRAM presta serviços à indústria.

- Execução de condicionantes de licenciamento ambiental.
- Execução de PMAVE s no atendimento e reabilitação a aves resgatadas em estruturas offshore.
- Atendimento a Fauna Atingida por Acidente com Óleo, atendendo à resolução CONAMA Nº 398/2008.
- Disponibilidade 24h/dia para resgate de fauna ou apoio operacional nas medidas contingenciais em acidentes com derramamento de óleo e fauna atingida.


3. O IPRAM realiza minicursos e palestras.

- Semanas acadêmicas organizadas por alunos de graduação.
- Capacitação de profissionais que lidam com manejo de fauna.