Serviços


O IPRAM desenvolveu um Centro de Reabilitação de Animais Marinhos autorizado a realizar a descontaminação de fauna oleada, com espaço para atender a centenas de animais. Emergências ambientais com fauna atingida demandam uma estrutura física e logística preparada com antecedência, e exigem a mobilização de uma equipe habituada com o atendimento simultâneo a um grande volume de animais. Além de contar com a própria equipe, o IPRAM possui um acordo de cooperação com experientes e renomados parceiros.

Dessa forma, oferecemos o serviço de prontidão 24 horas/dia para atendimento a empreendimentos portuários/industriais no estado do ES. Contatos relacionados a essa demanda devem ser realizados através do e-mail: administrativo@ipram-es.org.br







Muitas espécies animais convivem com o ambiente urbano, que pode fornecer menos predadores, disponibilidade de restos de comida no lixo e estruturas físicas que servem para abrigo, aquecimento e construção de ninhos. Por outro lado, o ambiente urbano pode ser fonte de doenças, ingestão de lixo plástico, agressões por seres humanos e outras adversidades. Frequentemente animais são vítimas da interação com as atividades humanas, necessitando de atendimento especializado.

Dentre o vasto leque de animais da fauna urbana, o IPRAM resgata ou recebe os animais aquáticos. O acionamento pode ser feito por prefeituras, navios, órgãos governamentais ou empresas. Marinas, clubes, portos e indústrias que precisem desse tipo de atendimento devem nos contatar através do e-mail: administrativo@ipram-es.org.br ou, emergencialmente, através do número (27) 99865-6975.







Embarcações e plataformas offshore atuam como atrativos para fauna. Sob a água, suas estruturas concentram algas, moluscos bivalves e cardumes, atraindo tartarugas, grandes peixes pelágicos, mamíferos marinhos e aves, dentre outros variados seres vivos. Essas estruturas também podem ser utilizadas para repouso de aves saudáveis ou debilitadas, o que eventualmente pode culminar em um incidente que necessite de intervenção humana, seja por ajuda humanitária a uma ave com grande importância conservacionista, seja por motivos de biossegurança ou mesmo com o objetivo de reduzir os riscos no pouso e decolagem de helicópteros.

O IPRAM executa Plano de Manejo de Aves em Plataforma (PMAVE), recebendo aves resgatadas no ambiente offshore para reabilitação no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos.

Contatos relacionados a essa demanda devem ser realizados através do e-mail: administrativo@ipram-es.org.br