Temporada 2012 - Mês de Setembro


O mês de  setembro começou com aproximadamente 180 pinguins distribuídos em 3 piquetes, além do recinto de pré-alta e o CTI. Até então, nunca foi registrado um número tão grande de pinguins em processo de reabilitação no ES, simultaneamente. Esse sucesso se deve à atuação de uma equipe especializada e à utilização de uma estrutura especialmente preparada para atender a esse tipo de ocorrência.
Apesar disso, o fato de nossa base ser provisória, como sempre, impede-nos de realizar muitas benfeitorias e obras que otimizariam nosso trabalho.
Ao fim do mês, já haviam 222 pinguins vivos em tratamento, provenientes dos Estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Nossa base provisória foi contemplada com a ajuda de representantes do Laboratório de Patologia Comparada de Animais Selvagens da Universidade de São Paulo (LAPCOM-USP), do IFAW (International Fund for Animal Welfare) e do CRAM/FURG que nos presentearam com equipamentos e a visita técnica, além de passarem vários dias trabalhando conosco.

O reforço na estrutura de reabilitação e soltura de aves marinhas foi uma exigência de um processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA.