Temporada 2012 - Mês de Dezembro

Neste fim de ano, poucos pinguins ainda têm encalhado no RJ, sendo encaminhados para nós. Alguns pinguins com problemas de impermeabilização permanecerão conosco até que possam realizar a troca de penas e ser incluídos nas primeiras solturas da temporada 2013. Dessa forma, nosso trabalho continua nos próximos meses! Pela primeira vez, os interessados em participar do voluntariado com os pinguins terão a opção de atuar fora de temporada.

Estamos desconstruindo os piquetes inutilizados, processando os dados recolhidos, e torcendo para que os pinguins soltos estejam encontrando o caminho de volta.

Restam apenas as lembranças e as fotografias desse evento de grandes proporções que enfrentamos este ano, com a ajuda de muitos parceiros. Agradecemos a todos eles, e a todos os estudantes que se mobilizaram como voluntários (mais de 60 voluntários passaram pelo IPRAM este ano!).

O reforço na estrutura de reabilitação e soltura de aves marinhas foi uma exigência de um processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA.