Outubro 2013 - Primeira Soltura

O mês de outubro começou com a soltura de 18 pinguins reabilitados no dia 03, um deles originário do Estado de Alagoas. Após receber o primeiro atendimento e passar vários dias em recuperação, este pinguim pegou um avião e veio terminar seu tratamento no IPRAM. E foi solto com os seus novos amigos capixabas e cariocas. Torcemos pelo sucesso do retorno deste grupo de pinguins ao sul.

Além disso, ainda recebemos algumas "levas" de pinguins resgatados no Rio de Janeiro, de maneira que a soltura desses pinguins não aliviou a carga de trabalho no IPRAM. Ao longo do mês alguns pinguins fizeram visitas à cirurgiã Mônica Feijó do ICV enquanto outros fizeram exames radiográficos.

Um novo lote de pinguins candidatos à segunda soltura passou por uma dieta de engorda, exercícios de natação, e vários exames de aptidão, como exames sanguíneos e de impermeabilidade. Nossos parceiros da Aiuká também participaram de alguns testes, e nos ajudaram a treinar os estagiários e tratadores - que por várias vezes tiveram que trabalhar sob forte chuva.

Confira as imagens do mês de outubro

O reforço na estrutura de reabilitação e soltura de aves marinhas foi uma exigência de um processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA.