Elefante marinho frequentando Vila Velha

Vila Velha foi mais uma vez escolhida como o local de repouso de um elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) entre abril e maio de 2015. Uma recente ferida causada por mordida de tubarão-charuto tem chamado a atenção das pessoas, mas não é preciso se preocupar muito; a ferida já está cicatrizando rapidamente. Dessa vez o animal não tem ficado no mesmo local o tempo inteiro, mas tem explorado alguns outros recantos pouco frequentados por banhistas. Se você encontrar este animal por acaso, siga as recomendações do IPRAM (clique aqui para ler) que o encontro ocorrerá sem problemas.
O elefante não está debilitado, está apenas repousando antes de voltar para uma temporada no mar. É o mesmo que veio a Vila Velha nas últimas ocasiões. Como ele ainda é um macho jovem e pequeno (para os padrões de um elefante marinho), ainda não está apto a competir pelas fêmeas durante a temporada reprodutiva. Enquanto ele se desenvolve, por algum motivo gostou do litoral capixaba, e é bom que estejamos preparados para lidar com ele.

Agradecemos ao apoio institucional do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) durante as atividades de monitoramento.


Telefones Úteis:
IPRAM: (27) 99865-6975
Monitoramento de Praias da Petrobras: 0800 039 5005









 




  


   

O elefante-marinho escolheu frequentar uma região com intenso tráfego de embarcações, bem na entrada do canal portuário de Vitória e com vista para o complexo portuário de Tubarão. Além disso, embarcações de pesca também trafegam pelas proximidades diariamente.