Tartarugas que foram salvas de rede ilegal em Marataízes - ES

No início de agosto de 2016 a Prefeitura Municipal de Marataízes (ES) realizou uma ação de recolhimento de redes ilegais, em que foram resgatadas três jovens tartarugas-verdes (Chelonia mydas), ainda vivas. As tartarugas deram entrada no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM/IEMA) para avaliação. Duas delas receberam alta rapidamente e foram soltas no mesmo mês, enquanto outra apresentou problemas respiratórios (possivelmente por causa do aprisionamento em rede) e ficou em tratamento até o mês de outubro. Além disso, essa terceira tartaruga apresentava enormes tumores sugestivos para fibropapilomatose no pescoço (que certamente prejudicariam suas chances de sobrevivência, com o passar do tempo), e esses tumores foram removidos, o que também aumentou o tempo de internação do paciente. As tartarugas receberam marcação com número individual e foram soltas pelo Projeto TAMAR em Vitória (ES).

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo é resultado da parceria entre o IPRAM e o IEMA, do Governo do Estado do Espírito Santo.

O incremento no atendimento às tartarugas marinhas através do PMP-BC/ES da Petrobras é resultado de uma condicionante de licenciamento ambiental conduzida pelo IBAMA, com o apoio do Projeto TAMAR (ICMBio).