Filhotes de Savacu entre março e abril de 2017

O filhote de Savacu que fugia de cachorros

Em março foi entregue ao IPRAM por um cidadão um Savacu (Nycticorax Nycticorax) que estava fugindo de cães na beira de uma estrada em Cariacica, ES. A ave provavelmente era originária do manguezal próximo, e após alguns dias em observação, constatou-se que não apresentava nenhum quadro clínico. Foi solta no seu provável manguezal de origem, onde já habitam vários outros savacus, socós e garças.


  


O filhote de Savacu oleado

Em abril outro filhote da mesma espécie foi entregue ao IPRAM com um ferimento na perna direita e as penas sujas de óleo diesel. Além do tratamento com antitóxicos, precisou tomar um banho para remoção do óleo que impregnava as penas. Além de prejudicar o arranjo das penas, o óleo é tóxico e a ave pode o inalar e ingerir enquanto não for removido. A descontaminação também é um procedimento delicado, e se não forem tomados os devidos cuidados com a temperatura da ave, o processo pode levar ao óbito. Felizmente o animal foi limpo e continua a reabilitação para terminar de cicatrizar o ferimento na perna.










O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo é resultado da parceria entre o IPRAM e o IEMA, do Governo do Estado do Espírito Santo.

O incremento no atendimento às aves marinhas através do PMP-BC/ES da Petrobras é resultado de uma condicionante de licenciamento ambiental conduzida pelo IBAMA.