Reabilitação de um Trinta-réis-das-rocas

Um Trinta-réis-das-rocas (Onychoprion fuscatus) foi resgatado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES) e encaminhado ao IPRAM em março de 2017. Foi a primeira vez que o IPRAM recebeu essa espécie para tratamento, uma vez que é encontrada mais comumente em ilhas oceânicas, como a Ilha da Trindade, o Atol das Rocas e Fernando de Noronha.

Um fato curioso é que essa ave viveu muitas aventuras enquanto esteve sob os cuidados dos seres humanos. Ela foi resgatada no norte do Espírito Santo e transportada pela equipe do IPRAM até o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, que se localiza no município de Cariacica. Esse transporte ocorreu precisamente no dia mais problemático da Greve dos Policiais Militares do ES em 2017, então a equipe e a ave ficaram retidos na rodovia estadual devido a um protesto de índios, passaram por barricadas na capital Vitória e por uma cena de assassinato no município de Vila Velha. Felizmente, após tantos acontecimentos, a ave pôde dar entrada no IPRAM.

Ao receber alta clínica, foi identificada com uma anilha metálica do CEMAVE/ICMBio e devolvida à natureza, em abril de 2017.


  

 



O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo é resultado da parceria entre o IPRAM e o IEMA, do Governo do Estado do Espírito Santo.

O incremento no atendimento às aves marinhas através do PMP-BC/ES da Petrobras é resultado de uma condicionante de licenciamento ambiental conduzida pelo IBAMA.