Elefante Marinho "Fred" é reavistado na Argentina


O elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) conhecido como “Fred” foi avistado no litoral norte da Argentina entre 20 e 21 de janeiro de 2018, na região do Mar del Plata. A primeira ocorrência foi em Camet Norte no dia 20 e a segunda em Cabo Corrientes no dia 21 de janeiro de 2018, em praias repletas de banhistas. Através das fotos encontradas na web, “Fred” foi reconhecido pelos técnicos do IPRAM e do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) por suas cicatrizes naturais, e aparenta estar com boa saúde, possivelmente prestes a fazer a muda da pelagem (clique aqui para acompanhar a evolução das cicatrizes de Fred). “Fred” frequentou o litoral do Espírito Santo entre os anos de 2012 e 2017, monitorado pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), sendo reconhecido pelas suas cicatrizes naturais. O hábito de dividir a praia com os banhistas o tornou uma celebridade. Em janeiro de 2017 “Fred” foi encontrado em estado de saúde fragilizado, muito magro e com cortes na superfície corporal. O Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) organizou uma grande operação de resgate que contou com a participação de organizações como o IPRAM, o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), o IBAMA, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), a Polícia Militar, a Prefeitura Municipal de São Mateus e o Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES). Este último, proporcionou a reabilitação de “Fred” em cativeiro sob a orientação do IMA, até que fosse aprovado em numerosos testes laboratoriais e considerado apto a retornar à vida livre.

O elefante-marinho “Fred” foi solto em junho de 2017 após 139 dias de tratamento, com duas marcas azuis (números 015 e 016) nas nadadeiras posteriores e dois chips subcutâneos na região dorsal. Com recursos doados pelo Portocel em Barra do Riacho - ES e pelos técnicos do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) da FURG-RS, foi instalado um dispositivo no topo da cabeça do animal, para monitoramento por satélite de sua rota. Após 22 dias da soltura “Fred” retornou ao continente para um rápido repouso, sendo avistado por 4 dias seguidos, tendo removido o dispositivo de monitoramento por satélite.

Suas aparições recentes na Argentina, a aproximadamente três mil quilômetros de distância do último local em que foi visto, tem sido muito gratificantes para as equipes responsáveis pela sua reabilitação e mostram como todo o esforço valeu a pena. Agradecemos aos amigos do NEMA e à Fundacion Fauna Argentina pela troca de informações.


Notícias relatando as aparições de "Fred" na Argentina:

http://www.2262.com.ar/locales/aparecieron-elefantes-marinos-en-diversas-playas-de-la-region/

https://www.0223.com.ar/nota/2018-1-22-15-36-0--a-que-se-debe-la-aparicion-de-elefantes-marinos-en-las-playas

http://www.elinformadordecuyo.com.ar/2018/01/actualidad-sorpresa-aparecio-un.html

https://www.0223.com.ar/nota/2018-1-22-11-33-0-registran-apariciones-de-elefantes-marinos-en-diversas-playas-de-la-region

https://viapais.com.ar/buenos-aires/307544-un-elefante-marino-sorprendio-a-los-turistas-en-mar-del-plata/

https://ahoramardelplata.com.ar/sorpresa-aparecio-un-elefante-marino-una-playa-del-centro-n4137509

https://www.diariodecuyo.com.ar/enlasredes/Un-elefante-marino-aparecio-en-una-playa-de-Mar-del-Plata-entre-los-turistas-20180122-0016.html

https://www.lanacion.com.ar/2102605-mar-del-plata-un-elefante-marino-sorprendio-a-todos-en-una-playa-centrica

http://segundoenfoque.com/argentina-el-elefante-marino-que-sorprendio-a-todos-en-mar-de-plata-2018-01-22


Elefante-marinho em Mar Chiquita






Elefante-marinho em Cabo Corrientes