Possível reavistagem do elefante marinho Fred na Argentina (agosto 2018)



No fim de agosto de 2018 um elefante-marinho-sul-americano (Mirounga leonina) apareceu na praia Bristol em Buenos Aires, na região do Mar del Plata argentino. Com o comportamento relativamente tolerante em relação às pessoas e cães na praia, e com o tamanho semelhante ao que se espera do nosso conhecido "Fred", logo começamos a procurar evidências de que fosse ele. As cicatrizes dorsais em forma de estrela podem ser vistas (ainda que de forma precária) na vídeo-reportagem, sugerindo fortemente que seja o mesmo indivíduo.

"Fred" é um elefante-marinho que tem frequentado o litoral do Espírito Santo (Brasil) desde o ano de 2012, quando era bem juvenil. Entre 2014 e 2017 ele foi monitorado pelo IPRAM em suas atividades urbanas, e sua história em águas capixabas foi publicada no artigo Recurrent sightings of a Southern elephant seal (Mirounga leonina) on the southeast coast of Brazil, 2012 – 2017.

Em 2017 "Fred" foi encontrado em péssimo estado de saúde, e foi resgatado para reabilitação em cativeiro em um esforço conjunto de diversas instituições, como o Instituto Mamíferos Aquáticos, Instituto Baleia Jubarte, IPRAM, Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo, IBAMA, IEMA e pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES), executado pela empresa Scitech. Após 139 dias de tratamento o animal foi devolvido à vida livre, após ter sido aprovado em numerosos exames de diagnóstico de doenças infecciosas.


Links




Reportagem da passagem de "Fred" pelo litoral argentino em agosto de 2018: