Aves Marinhas / Aquáticas

Clínica de aves marinhas é uma área pouco estudada, com poucas informações disponíveis. Durante o primeiro semestre de 2011 o IPRAM realizou visitas semanais ao CETAS/IBAMA, para avaliar as aves recém-chegadas e fazer o primeiro atendimento emergencial. Seguem alguns casos interessantes:

No início de 2011 o IPRAM foi ao CETAS/IBAMA avaliar o estado geral de um Trinta-Réis do bico amarelo (Sterna eurygnatha) que estava internado, com lesão muscular que deixava uma das asas pendente. Após alguns dias, infelizmente, a ave veio a óbito.


Em 2011, também acompanhamos a internação de uma Garça-branca-pequena (Egretta thula) no CETAS/IBAMA, que voltou para a natureza após alguns dias.



Entre 2010 e 2011, nossa equipe tratou de 3 Atobás-Pardos (Sula leucogaster). Após consulta ao IBAMA/ES, dois deles foram soltos no ambiente natural em 2010, após receberem anilhas de identificação. O terceiro exemplar foi recolhido posteriormente, sendo mantido no aquário Planet Sub e posteriormente encaminhado ao CETAS/IBAMA.






Dessa vez, um Trinta-Réis boreal (Sterna hirundo) veio para o CETAS/IBAMA. Apático, prostrado e com diarréia, veio a óbito. Através da anilha que portava, descobrimos que era uma ave jovem, anilhada no ano anterior no hemisfério norte.




Uma ave incomum também foi encaminhada ao CETAS/IBAMA, vinda de uma plataforma em alto mar: Um Painho de barriga preta, também conhecido como Petrel das Tormentas de ventre negro (Fregetta tropica).



Dois hóspedes do CETAS/IBAMA foram tratados e devolvidos ao ambiente natural por uma empresa privada após a sua recuperação. Primeiro o Trinta-Réis de bico vermelho (Sterna hirundinacea), depois o Atobá pardo (Sula leucogaster).

 


E desde então o local tem recebido outras aves marinhas e otimizado sua estrutura, de forma que o IPRAM aguarda a formalização de um Termo de Cooperação Técnica com o CETAS/IBAMA para voltar a prestar atendimento.

Eventualmente realizamos o primeiro atendimento de outras aves aquáticas, como um Mergulhão Caçador (Podilymbus podiceps) ligeiramente ferido que foi confundido com um pinguim e encaminhado a nós por populares! Poucos dias depois foi encaminhado ao CETAS/IBAMA e foi solto.