Colaboradores da Temporada 2011.

O Sr. Ricardo Chamon, da Chamon Empreendimentos nos disponibilizou neste ano, parte de uma de suas propriedades, onde estão sendo realizados ajustes para a manutenção dos pinguins durante o tratamento. A área é maravilhosa, e não temos palavras para expressar nossa gratidão. Além disso, a Chamon Empreendimentos tem cedido mão de obra e material para a realização de melhorias na estrutura, de forma que destacamos a nossa gratidão pelas valiosas contribuições prestadas pelo zelador "Seu Zé" e pelo Mestre de Obras Sr. José Rossi. Clique na imagem ao lado para conhecer o site da empresa. Contato: (27) 3229 2700

Este ano, mais uma vez, não podemos deixar de agradecer ao apoio prestado pelo IBAMA/ES, através dos servidores Vinícius Queiroz, Jacques Passamani, Andrea Diogo e Gustavo Athayde. Agradecimentos também ao motorista Nicácio, que nos traz peixes doados por pescadores, toda semana. Além disso, nos foram disponibilizados  piscina, tela, mesa de procedimentos, cadeiras e outros materiais. Fica registrada aqui nossa gratidão!


Nossa gratidão à Médica Veterinária Lilian Deise Storck, por nos ajudar com os pinguins desde 2010, com seu trabalho e com a elaboração de protocolos, e por se responsabilizar por eles neste ano de 2011.


Somos gratos também ao casal Dimas e Leila Bahiense pela doação de móveis e aparelhos eletrodomésticos, e por nos ajudarem em vários detalhes importantes para a rotina do IPRAM.




Às Médicas Veterinárias Mônica Feijó, Myrna Peres, Ana Paula Castro e a toda a equipe do Instituto de Cirurgia Veterinária (ICV) pela ajuda prestada a um pinguim remanescente da temporada 2010 que estava muito doente.





Aos responsáveis pelo Hospital Veterinário da Universidade Vila Velha, por permitirem o uso da estrutura durante cirurgias, exames e necropsias João Luiz Rossi Jr, Leandro Abreu, Marina Marchesi, Marcelo Renan Santos, Flávia Machado, Marcus Beltrame, Fernando Tobias, Fernanda Toledo, Tayse Domingues e toda a equipe que os acompanhou.


Agradecimentos à consultora ambiental Thais Cardinali Rebouças, bióloga e mestre em engenharia ambiental, que nos presenteou com a elaboração do Plano de Controle Ambiental da área de tratamento dos pinguins. Contato: (27) 9953 6155 / (28) 9977 7331
E-mail: thaiscardinali@gmail.com


Danilo Brito, desenhista, criou o mascote do IPRAM, que posteriormente foi vetorizado por Paulo Brunelli da Mitra Comunicações. Esse mascote ainda vai dar muito o que falar!

Pretendemos futuramente realizar um concurso para que as crianças dêem um nome ao nosso mascote. Quem sugerir o melhor nome receberá brindes do IPRAM. Fiquem ligados nessa novidade que pode começar a qualquer momento!






O Sr. Paulo Alves da ONG AMALAGOA e o bar e restaurante Lagoa Grande, representado pela Sra Nazare Campos, presentearam os pinguins de 2011 com uma doação de quinhentos reais; essencial para a compra de peixes, medicamentos e bens de consumo. Nossa equipe é imensamente grata. Clique na imagem ao lado direito para ler o folder do restaurante. Contato: (27) 32422054 - 81219453  



Oswaldo Bissoli, através do site OndaOn e da Rádio Cidade (97,7 FM), tem nos ajudado a divulgar o trabalho do IPRAM e as nossas necessidades para este ano, inclusive com a campanha "Não coloque o pinguim no Gelo".



A Associação Ambiental Voz da Natureza é uma OSCIP que tem atuado em vários projetos importantes no ES, dentre eles a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa das Algas e o Monitoramento de populações de boto-cinza no litoral norte do estado. Estão lutando junto conosco na captação de recursos para os pinguins, e a sua ajuda na reabilitação dos pinguins, esse ano, tem sido indispensável. Nossos Agradecimentos ao Sr. Pinheiro, à Flávia Carnelli e ao Hudson Tércio! Para saber mais sobre a Voz da Natureza: Twitter - Blog - Facebook



Esse ano, novamente, Petrus Lopes do Instituto Jacarenema, tem nos ajudado muito na parte da logística, sendo um colaborador muito especial, junto conosco desde os preparativos iniciais para essa temporada!
E-mail: injappa@gmail.com






Alexandre Afonso da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Vila Velha também está nos ajudando desde os preparativos para a temporada 2011.
Contato: (27) 8805 6440
E-mail: alexandreafonso@vilavelha.es.gov.br
Coordenação de Recursos Naturais: (27) 3149 7271






O Instituto Marcos Daniel e o Laboratório Marcos Danielestão envolvidos na realização de culturas fúngicas em amostras dos pinguins, somos muito gratos por isso!
Agradecimentos especiais a Marcelo Renan de Deus Santos e Valdívia Rocha Caetano.







Luiz Muri Bassani Costa, Diretor Presidente da Alcom CRI-ES e da Windive Atividades Sub tem participação indispensável nessa temporada, oferecendo a base da Windive como apoio no recebimento e encaminhamento dos pinguins que encalham no litoral sul. Além disso, envolveu-se com o plano de soltura, disponibilizando recursos e embarcações da Windive para a realização dessa operação.








Através da nossa amiga Jeane Santos de Jesus, a Farmácia Alquimia doou o medicamento Itraconazol para os pinguins, em uma quantidade suficiente para o tratamento completo de 14 animais. Esse medicamento é um antifúngico, que necessitamos usar como tratamento profilático em pinguins muito debilitados que vieram do RJ e foram deixados sob nossos cuidados. Nenhum pinguim manifestou sinais clínicos de doenças fúngicas esse ano, graças à excelente infraestrutura e ventilação do ambiente, e esse é um fato inédito na reabilitação de pinguins em nosso Estado.




Agradecemos à empresa Ita Seixos pela doação de vários quilos de dolomitas britadas, utilizadas para forrar o piso dos pinguins, proporcionar uma melhor qualidade ambiental e prevenir o surgimento de pododermatites. A Ita Seixos é uma empresa de Vargem Alta (ES) que atua no ramo de pedras decorativas desde 1996. (Site)


Agradecemos também às contribuições financeiras e materiais de pessoas como André Cassani, Fabio Amancio, Marcio Szrajbman e Sabrina Malheiros, que foram muito preciosas para a compra de sardinhas para os pinguins, ou para a reposição do material de consumo. Pessoas que estão longe de nós, mas que se fizeram muito presentes em nosso trabalho!





Wendell Estol, Diretor Geral do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB), em sua segunda visita ao ES, foi à área de reabilitação dos pinguins e doou recursos financeiros, além de uma valiosa troca de experiências e muitas ótimas sugestões! E mais uma vez membros de nossa equipe puderam colaborar no treinamento de resgate de pequenos cetáceos; aguardamos as próximas visitas!





Vários grupos de escoteiros têm nos ajudado desde o início da temporada, incluindo o grupo de escoteiros Barão de Teffé, que também prestou serviço voluntário, realizando reparos na estrutura, até mesmo consertos no telhado.
Agradecemos a todos os voluntários, especialmente aos que vieram de longe, apenas para prestar sua ajuda aos pinguins. Todo esse trabalho só dá certo por causa de vocês!