Temporada 2011 - Mês de Julho


Este mês de julho se encerra com 12 pinguins-de-magalhães em tratamento. Vários deles chegaram em junho, o que não é muito comum no Espírito Santo. Os voluntários já estão em intensa atividade, separando peixes que o IBAMA nos traz como doação, limpando os recintos e alimentando os pinguins.
Maria Cristina Rangel, diretora do IPRAM, articulou uma parceria com estudantes e profissionais de medicina veterinária do Centro Universitário Vila Velha (UVV), de forma que foi realizada coleta de sangue dos pinguins para análises laboratoriais na instituição de ensino. Nossos agradecimentos ao M.V. Leandro Abreu e ao M.V. Marcelo Renan de Deus Santos por disponibilizarem estes recursos para os pinguins. Os voluntários encarregados da coleta foram integrantes do Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS-UVV): M.V. Maria Fernanda (Kiki) e os estudantes Yhuri e Eduardo Lázaro.
Além de proporcionar uma melhor avaliação clínica dos pinguins internados, os dados coletados serão uma contribuição aos conhecimentos sobre a espécie, pois darão origem a futuras publicações científicas. Fica registrada aqui nossa gratidão a todos os envolvidos nessa grande mobilização! Deixamos também nossos agradecimentos A Tainan Oliveira, Henri Fiorenza e escoteiros, por nos ajudarem com a doação e empréstimo de materiais, instalação elétrica, reparos na estrutura física, faxinas e em muitos outros detalhes. Por fim, agradecimentos especiais a todos os pescadores da Enseada do Suá que têm fornecido peixes para o Nicácio (IBAMA), que os recolhe e traz para os pinguins toda semana. Essa ajuda tem sido essencial.


Também não podemos deixar de agradecer aos voluntários da temporada 2011. Até o presente momento, só tivemos surpresas agradáveis, e todos os voluntários merecem elogios pela valiosa ajuda prestada. As vagas para o mês de julho estão esgotadas, e os interessados em nos ajudar devem correr para guardar seu lugar na escala de agosto. Agradecimentos especiais a todos os voluntários que vieram do Estado de Minas Gerais especialmente para ajudar os pinguins!

E para completar, uma Tartaruga Verde (Chelonia mydas) extremamente debilitada encalhou em nossa praia. Em um estado caquético e com quase o corpo todo coberto por algas, as suas chances de sobrevivência eram baixas. Um caso muito triste! A tartaruga foi encaminhada ao Projeto TAMAR no mesmo dia.






Confiram o vídeo da TV Gazeta, fechando o mês de julho!




Confira abaixo imagens do mês de julho: