1ª Soltura dos Pinguins - 2011



Neste sábado (15/10) o IPRAM realizou a primeira operação de soltura dos pinguins-de-magalhães que encalharam no litoral do Espírito Santo em 2011. Vários deles estavam em cativeiro desde o mês de junho! Foram escolhidos 12 pinguins ativos, com anilha do CEMAVE, bom peso corporal e aptos a enfrentar o ambiente marinho.
Iniciamos a mobilização às 3:00h. Juntamente com jornalistas, saímos do Centro de Reabilitação às 7:00h, e encontramos Luiz Muri e a equipe da Windive Atividades Sub na sede da empresa, localizada em Iriri, Anchieta/ES. Logo ao chegar, os pinguins tomaram uma ducha para esquecer o estresse da viagem, e depois receberam pela última vez alimentação forçada com sardinhas. Às 9:00h, partimos da Praia da Areia Preta.
Embarcação Utilizada para a soltura: Escuna Bertoldo - Escuna de passageiros / Motor de propulsão de popa / 120 HP de potência / Capacidade para 13 passageiros e 02 tripulantes / Arqueação bruta de 6,10 metros.
Ao longo da viagem, os pinguins demonstraram grande ansiedade ao rever o oceano. No momento da soltura, os pinguins acabaram dividindo-se em 2 grupos. Um dos grupos vocalizou, chamando a atenção do outro. Após poucos instantes, os pinguins uniram-se em um só grupo e seguiram em direção ao sul. Sem dúvida, a parte mais emocionante de todo este trabalho é ver os animais recuperados desafiando o ambiente natural mais uma vez.
Nossos agradecimentos à todos os voluntários envolvidos na reabilitação, ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), ao IBAMA e à Windive Atividades Sub, responsável pela logística da soltura. Também à repórter Poliana Alvarenga por nos acompanhar na aventura, e à Tainan Oliveira e Amanda Amaral, ambas servidoras do IEMA.

E não nos esqueçamos de que ainda estamos com outros pinguins que ainda precisam ganhar peso, realizar exames e recuperar a plumagem. Ainda temos muito trabalho pela frente!


Confira as imagens da Operação
(2 últimas imagens da soltura por Amanda Amaral)