Neste sábado (15/10) o IPRAM realizou a primeira operação de soltura dos pinguins-de-magalhães que encalharam no litoral do Espírito Santo em 2011. Vários deles estavam em cativeiro desde o mês de junho! Foram escolhidos 12 pinguins ativos, com anilha do CEMAVE, bom peso corporal e aptos a enfrentar o ambiente marinho.

Embarcação Utilizada para a soltura: Escuna Bertoldo - Escuna de passageiros / Motor de propulsão de popa / 120 HP de potência / Capacidade para 13 passageiros e 02 tripulantes / Arqueação bruta de 6,10 metros.
Ao longo da viagem, os pinguins demonstraram grande ansiedade ao rever o oceano. No momento da soltura, os pinguins acabaram dividindo-se em 2 grupos. Um dos grupos vocalizou, chamando a atenção do outro. Após poucos instantes, os pinguins uniram-se em um só grupo e seguiram em direção ao sul. Sem dúvida, a parte mais emocionante de todo este trabalho é ver os animais recuperados desafiando o ambiente natural mais uma vez.

E não nos esqueçamos de que ainda estamos com outros pinguins que ainda precisam ganhar peso, realizar exames e recuperar a plumagem. Ainda temos muito trabalho pela frente!
Confira as imagens da Operação
(2 últimas imagens da soltura por Amanda Amaral)