Temporada 2011 - Mês de Outubro

Iniciamos esse mês de outubro com uma intensa mobilização para a realização da soltura dos pinguins. Infelizmente, nesse ano de 2011 as condições climáticas não permitiam a realização dos nosso planos, inclusive, os pescadores tinham dificuldade em sair para o mar, e nós passamos por muitas dificuldades em obter peixes para alimentar os pinguins.


Estamos removendo as antigas anilhas amarelas de manejo, feitas de plástico, e substituindo por anilhas metálicas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE), de forma que, se após a soltura algum pinguim voltar a encalhar, o CEMAVE pode ser reportado. Esses dados obtidos a partir de anilhas são muito importantes para os estudos de conservação dos pinguins.





Também estamos participando da exposição fotográfica "FAUNA: o olhar de quem protege" organizada pelo IEMA. A exposição ocorreu após uma Sessão Especial na Assembléia Legislativa em homenagem ao Dia de Conscientização dos Direitos dos Animais, conduzida pelo Deputado Dr. Hércules, onde 30 personalidades capixabas atuantes nos direitos dos animais foram homanageadas pela AMAES e pela WSPA.


Nosso Centro Provisório de Atendimento a Pinguins recebeu logo no começo desse mês a visita ilustre de mais uma tartaruga verde (Chelonia mydas) debilitada, que foi encaminhada ao Projeto TAMAR no mesmo dia. Ela apresentava uma pequena lesão na cabeça, expondo a superfície óssea, mas estava com um bom escore corporal.





Confira as imagens do mês de outubro: