Iniciamos esse mês de outubro com uma intensa mobilização para a realização da soltura dos pinguins. Infelizmente, nesse ano de 2011 as condições climáticas não permitiam a realização dos nosso planos, inclusive, os pescadores tinham dificuldade em sair para o mar, e nós passamos por muitas dificuldades em obter peixes para alimentar os pinguins.
Estamos removendo as antigas anilhas amarelas de manejo, feitas de plástico, e substituindo por anilhas metálicas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE), de forma que, se após a soltura algum pinguim voltar a encalhar, o CEMAVE pode ser reportado. Esses dados obtidos a partir de anilhas são muito importantes para os estudos de conservação dos pinguins.
Nosso Centro Provisório de Atendimento a Pinguins recebeu logo no começo desse mês a visita ilustre de mais uma tartaruga verde (Chelonia mydas) debilitada, que foi encaminhada ao Projeto TAMAR no mesmo dia. Ela apresentava uma pequena lesão na cabeça, expondo a superfície óssea, mas estava com um bom escore corporal.
Confira as imagens do mês de outubro: