2ª Soltura dos Pinguins - 2011

Nessa sexta-feira (11/11) o IPRAM realizou a segunda e última operação de soltura de pinguins-de-magalhães de 2011. Iniciamos a mobilização às 4:00h, saímos do Centro de Reabilitação às 5:00h e encontramos a equipe da Windive na sede da empresa, em Anchieta/ES. Assim como na primeira operação de soltura, os pinguins tomaram uma ducha para esquecer o estresse da viagem, e depois receberam pela última vez alimentação forçada. Pouco antes das 9:00h, partimos da Praia da Areia Preta, alcançando aproximadamente 15 milhas náuticas mar adentro.


Embarcação Utilizada para a soltura: Pesquisador Luiz Carlos – Lancha / motor de propulsão de centro do tipo MB366 / 180 HP de potência / capacidade para 35 passageiros e 02 tripulantes / arqueação bruta de 13,20 metros.


Dessa vez os pinguins foram soltos em apenas um grupo, que rapidamente saltou da embarcação e se deslocou para o sul. Em menos de um minuto, os pinguins já estavam além do nosso campo de visão. Nos próximos meses, a eficácia da soltura de pinguins em águas capixabas será avaliada. Caso algum dos nossos pinguins encalhe novamente no litoral brasileiro, poderá ser identificado pela anilha individual do CEMAVE.


Nossos agradecimentos à todos os voluntários envolvidos ao longo de todos esses meses, à construtora Chamon Empreendimentos por disponibilizar a estrutura de reabilitação, ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), ao IBAMA e aos nossos grandes parceiros da Windive Atividades Sub. Restam conosco alguns pinguins reprovados para a soltura, que precisam de cuidados intensivos e posterior destinação.





Confira as imagens da Operação