Dezembro 2013 - Última Soltura




Logo no dia 05 de dezembro soltamos mais um lote de pinguins reabilitados, e só então nosso Centro aparentou esvaziar, para o alívio da nossa equipe que tem trabalhado incansavelmente nos últimos meses. Agora ja não temos pinguins em cuidados intensivos para dividir nossos esforços, e sim um plantel inteiro de pinguins fortes que fazem natação e comem peixe. Infelizmente, apesar de saudáveis, não conseguimos formar um grupo para a segunda soltura. A maior parte deles está com problemas relacionados à impermeabilidade da plumagem. Dessa forma, começaremos o ano de 2014 com pinguins para tratar. Agradecemos a todos os voluntários e profissionais que passaram pelo IPRAM nesta temporada e nos ajudaram a dar uma segunda chance a tantos pinguins debilitados. Agradecemos também aos co-participantes desse trabalho: Perenco, Aiuká Soluções Ambientais, Windive Atividades Sub, IBAMA e o nosso parceiro na manutenção do Centro de Reabilitação: o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).


Entre os dias 11 e 12 de dezembro o IPRAM participou do 1º Seminário Internacional de Proteção à Fauna em caso de vazamento de óleo, organizado pelo IBAMA no Rio de Janeiro, com cerca de 300 participantes, entre gestores públicos de órgãos ambientais federais e estaduais, pesquisadores, consultores e gerentes de meio ambiente de empresas petrolíferas. Foram debatidos diversos aspectos da resposta a emergência com fauna, como proteção de habitats e população, estabilização e reabilitação de animais oleados e reintrodução na natureza. O objetivo é a capacitação das partes envolvidas no desafio de estruturação de uma rede de instituições que darão suporte ao futuro Plano Nacional de Proteção à Fauna em caso de vazamento de óleo. O encontro teve a participação de especialistas de renome internacional, e no dia 13 de dezembro permanecemos em grupos menores, reunidos em oficinas temáticas para aprofundamento da discussão de procedimentos e protocolos específicos para lidar com os diferentes grupos de animais marinhos e costeiros.

Confira as últimas imagens do ano!

O reforço na estrutura de reabilitação e soltura de aves marinhas foi uma exigência de um processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA.