Tartaruga-Gigante em Vila Velha - ES (04 fev 2012)

Em 04 de fevereiro de 2012 uma desova de D. coriacea foi testemunhada por dezenas de habitantes locais em um trecho urbanizado da orla marítima de Itapoã, Vila Velha, durante a madrugada. A Polícia Ambiental foi o único órgão acionado e chegou no final da atividade, de forma que não se confirmou a ocorrência da desova e não se conseguiu marcar a localização do ninho. Pode-se dizer que todas as instituições locais foram surpreendidas por essa ocorrência. Clique aqui para ler uma reportagem sobre esse evento.




Em 06 de abril, 62 dias depois, o ninho eclodiu pela madrugada. A maior parte dos filhotes se deslocou em direção à avenida que margeia a praia, sendo atropelados (imagem ao lado). Essa região é afetada por numerosos postes com holofotes direcionados à areia e edifícios altos de frente para a praia. A orla possui quiosques na areia, comércio nas calçadas e uma avenida movimentada. Clique aqui para ler a reportagem da Folha Vitória.
Após esse evento trágico, ainda não sabíamos se as desovas dessa espécie continuariam ocorrendo no litoral de Vila Velha, mas começamos a ficar alertas.