Pinípedes - Informações Gerais


Pinípedes

Os pinípedes são uma superfamília de mamíferos aquáticos da ordem Carnivora, que vivem em sua maioria nos oceanos. Podem voltar ao ambiente terrestre para descansar, reproduzir-se, cuidar dos filhotes e até mesmo duelar pelas fêmeas, em algumas espécies. No ambiente aquático, alimentam-se de peixes, lulas, mariscos e crustáceos. Já a foca-leopardo, alimenta-se dos filhotes de outras espécies de focas!

Seus membros pélvicos e torácicos tem a forma de nadadeiras, e o corpo fusiforme aumenta sua hidrodinâmica. Possuem pêlos curtos e "bigodes" denominados vibrissas, que ajudam na percepção do ambiente ao seu redor.

A família Phocidae, ou focídeos, agrupa as focas verdadeiras, que estão menos adaptadas ao ambiente terrestre. A família Otariidae, ou otarídeos, compreende os lobos-marinhos e os leões-marinhos, que em terra locomovem-se com mais desenvoltura.

Embora esses animais habitem as águas geladas do Atlântico Sul, eventualmente é possível encontrá-los no Brasil. Quando isso ocorre, normalmente estamos diante de animais jovens que estão explorando novos territórios e sobem à praia para um rápido descanso, ou então esses animais estão com algum problema de saúde, muitas vezes causado pela interação com a atividade humana. Em qualquer caso, não se aproxime demais desses animais, e comunique os órgãos ambientais locais.


Qual a diferença entre os otarídeos e os focídeos?


Fonte: Wikipedia. Autor: Jakovche