Agosto 2015 - IPRAM recebe pinguins da Bahia e amigos do RN

Em agosto o número de encalhes de pinguins vivos no litoral capixaba e no norte do Rio de Janeiro diminuiu, e os últimos encontrados foram encaminhados ao IPRAM. Porém, recebemos também um grupo de pinguins encalhados ao longo do litoral da Bahia, trazidos pelo IBAMA-BA. Esses pinguins passaram por um primeiro atendimento em estruturas locais e foram destinados ao IPRAM para que terminassem o processo de reabilitação e se juntassem aos nossos grupos de soltura. Recebemos também a visita de pesquisadores do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB/UERN) do Rio Grande do Norte, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias na bacia Potiguar. O IPRAM e o PCCB/UERN tem sido grandes parceiros na troca de conhecimentos técnicos referentes ao atendimento de animais marinhos.

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (n.67/2013) do IPRAM com o IEMA.

O reforço atual na estrutura de reabilitação e soltura de aves marinhas é uma exigência de um processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA.