Setembro 2015 - Soltura dos primeiros pinguins

Durante o mês de setembro passamos a receber menos pinguins do RJ e do ES, mas recebemos outra turma de pinguins resgatados na Bahia, o que aumentou nosso plantel. Recebemos visita de um pesquisador da Aquasis (CE), que além de conhecer nosso trabalho, colocou a mão na massa e atuou na rotina. Além disso, nosso pesquisador colaborador Ralph Vanstreels (USP), veio para nos ajudar a avaliar a saúde dos pinguins antes da soltura, fazendo exames de sangue e pesquisando malária. Realizados esses últimos testes pré-soltura, formamos a primeira turma de 31 pinguins aprovados para o retorno à liberdade. A operação de soltura partiu do município de Itapemirim, conduzida por nossos experientes parceiros da Windive Ambiental. Mas o Centro continua com outras dezenas de pacientes pinguins, e o trabalho continua... 

O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (n.67/2013) do IPRAM com o IEMA.

O reforço atual na estrutura de reabilitação e soltura de aves marinhas é uma exigência de um processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA.








Fotografias da soltura por Hilton Entringer!