Centro de Reabilitação de Animais Marinhos recebe tartaruga contaminada por óleo

Em 24 de janeiro de 2017 recebemos uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) juvenil contaminada por óleo de origem desconhecida. Ela foi resgatada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobrás (PMP-BC/ES), que é resultado de uma condicionante de licenciamento ambiental do IBAMA. Amostras do óleo foram coletadas para análises de investigação quanto a sua origem. Caso você encontre outros animais contaminados por óleo no litoral do ES telefone para 0800-039-5005 informando o local e que tipos de animais foram observados.

Nosso paciente recebeu o primeiro atendimento médico-veterinário, hidratação e medicamentos. Estava com bom escore corporal e comportamento, e nesse caso, em particular, foi considerado apto a limpeza. A remoção do óleo ocorreu na Sala de Despetrolização do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Espírito Santo, que funciona graças à parceria entre o IPRAM e o IEMA, do Governo do Estado do ES.

O paciente se recuperou bem, e em março foi devolvido à vida livre em uma ação conjunta com o Projeto TAMAR em Vitória, ES.